» PRÊMIOS FISK
   

Prêmios Fisk Niterói

 

     Homenageados no Projeto Dreams Come True
     

Conheça a história de sucesso do Miguel Ângelo Accioly Barbosa, aluno FISK que conseguiu uma bolsa de estudos no Japão disputando com 1.200 candidatos em toda a América Latina...

     Bom, deixa eu explicar como foi todo o processo. Em Abril de 2004 vi um anúncio no Jornal "O Globo" falando sobre a bolsa de estudos Monbunkagakusho, que é patrocinada pelo governo japonês, e capta jovens entre 18 e 21 anos de todo o mundo para vários tipos de graduação diferentes. Me interessei, fui até o consulado e me inscrevi. O concurso é dividido em 3 etapas: prova, entrevista e análise curricular.

     A prova é bem difícil. Fiz prova de matemática (que supostamente seria a nível de segundo grau, mas é a nível de segundo grau japonês, ou seja, muuuuito mais avançada que a nossa) e de Inglês. É nesse ponto que vocês podem usar e abusar de falar do quanto o curso me ajudou. A prova é IDÊNTICA ao TOEFL!!! Mesma estrutura, tão grande quanto e no mesmo nível de dificuldade. Não fosse pelo curso preparatório do TOEFL, jamais teria ido bem naquela prova. Dos 80 que tentaram aqui no Rio, só 6 passaram na prova (incluindo eu EHHHHHH!!!! heeheheheh).

     A entrevista me deu calafrios. O cônsul em pessoa foi quem me entrevistou! Ele tinha um interprete p/ ajudar na comunicação, porém me perguntou se eu poderia seguir a entrevista toda em inglês e eu disse que sim (thanks again, FISK!). Eu tremia dos pés a cabeca, mas isso acabou ajudando porque eu nervoso comecei a falar coisas engracadas e ele ficou super descontraído. Dos 6 só 4 passaram na entrevista.

     A análise curricular foi a pior fase de todas. Os japoneses ao metódicos demais! Me pediram os documentos mais desnecessários que se pode imaginar! Só para dar um exemplo, eu tive que ir no colégio onde concluí meu segundo grau (por sinal CINCO anos atrás!) para pedir que a diretora e outras 3 professoras que me deram aula para escreverem cartas de recomendação - EM INGLES! Bobagem , que quem teve que traduzir tudo igual um louco fui eu né! E como demorou para que eu obtesse uma resposta: longos 6 meses. Eles mandaram todo o meu histórico para que o mesmo fosse analizado aqui no japão. Com um mês de atraso e eu já a base de psicotrópicos (hehehe, just kidding), vem a resposta: "Parabéns, você é um dos escolhidos!" Só eu e mais um passamos.

     Acho que nem é necessaro falar de como estava minha cabeca né... abandonar tudo que você viveu por toda sua vida para ir atrás de um sonho do outro lado do mundo e lá ficar durante 3 lonnnnnnngos anos não é facil. Minha adaptação aqui está sendo muito mais fácil do que foi partir.

     Please, mande beijos para todos aí do curso e um grande beijo especial para você (Clarisse) que sempre acreditou no meu potencial, provavelmente bem mais do que eu mesmo!

 




 
 
@ Copyright 2018 - Fisk Niterói - Todos os diretos reservados